Após Avaliação
Colaboradores
Patrocinador Oficial
Airsoft Guns






Entrega de Brinquedos
Dias das Crianças




Novo Centro de Tratamento para Autistas

Todos os vídeos
Por quer a EQUIPE R.T.A (ROYAL TEAM AIRSOFT), resolveu contemplar a AMA (ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA DE CUIABÁ - MT) em nosso projeto:
A AMA (ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA DE CUIABÁ - MT) esta do lado da área que pleiteamos para treino e base de treino.
O autismo é uma condição associada ao desenvolvimento neurológico das crianças caracterizado por uma persistente deficiência na comunicação e nos relacionamentos sociais, além da manifestação de padrões repetitivos e restritos de comportamento e de interesses (APA, 2013)
Jovens e crianças do espectro autista podem estar em risco particular de inatividade física devido às deficiências associadas à sua condição (PAN & FREY, 2005) e a obesidade também se configura como um problema de saúde para esses indivíduos (OBRUSNIKOVA & CAVALIER, 2011).
Estudo realizado com adolescentes do espectro autista identificou que aspectos sociais, tais como: ter amigos, participar regularmente de esportes e ter o suporte de um cuidador na escola afetavam a qualidade de vida desses jovens (COTTENCEAU, 2012).
As crianças e jovens autistas podem se beneficiar das práticas esportivas e da atividade física nas dimensões do aprendizado sensório-motor, da comunicação e da socialização, além de serem fatores decisivos para o sucesso dos processos de aprendizagem dado a melhoria da motivação e da autoconfiança (MASSION, 2006).
Para que essa inclusão ocorra de forma exitosa, é necessário que haja:
1) um profundo entendimento das características cognitivas, sensoriais, motoras, de comunicação e de linguagem de cada criança e jovem com o qual se pretenda trabalhar, assim como, de suas necessidades afetivas e sociais;
2) um profundo entendimento das características de cada modalidade esportiva e da atividade física que se pretende oferecer à criança autista;
3) um profundo conhecimento das estratégias e dos métodos de ensino adaptados para a criança autista;
4) um planejamento detalhado e uma execução primorosa das atividades, dentro das dimensões de tempo, espaço e conteúdo;
5) uma rotina de avaliações cognitivas, motoras, de habilidades de linguagem e comunicação para medição do progresso da criança e para a melhoria contínua das intervenções. Estas cinco etapas fazem parte de um ciclo denominado por esta monografia como Planejamento CME (Criança-Modalidade-Estratégia de Ensino) representado na figura 1.
Figura 1 – Ciclo de planejamento CME (Criança-Modalidade-Estratégia de Ensino)
As atividades físicas e esportivas proporcionam excelentes oportunidades de aprendizagem para os indivíduos autistas, bem como prazer e autoestima, melhorando sua qualidade de vida. Os benefícios do esporte e da atividade física não se limitam, simplesmente, ao bem-estar da pessoa. Eles permitem o progresso do autista em vários aspectos relacionados às suas deficiências, tais como: no rendimento físico, no melhor conhecimento das capacidades de seu corpo, na melhor representação do seu corpo na relação com o ambiente externo, na melhor comunicação e socialização com os companheiros de equipe e adversários através dos jogos coletivos (MASSION, 2006).
Dentro de um contexto específico das deficiências intelectuais, estudos de Therme (1992) e Eberhard (1998) citados por Massion (2006), indicam que os benefícios do esporte e da atividade física podem ser divididos em quatro níveis:
1) Melhoria do condicionamento físico geral e, especificamente, em termos de uma maior capacidade cardiovascular. Este é um aspecto especialmente relevante para os adultos sedentários com deficiências, cuja inatividade pode levar a uma deterioração da sua condição. A atividade física intensa, por outro lado, pode reduzir a ocorrência de estereotipias que interferem na adaptação do indivíduo no seu meio de convivência;
2) Aprendizagem sensório-motora e de funções cognitivas que devido às deficiências não atingem um nível satisfatório. Como por exemplo, no conhecimento e entendimento das propriedades biomecânicas do corpo (peso e inércia dos membros), no processamento de informações sensoriais, tanto proprioceptivas quanto exteroceptivas, na construção da imagem corporal, do espaço exterior e de suas interações, no desenvolvimento de padrões de ação direcionados a um propósito externo de natureza espacial (ex.: segurar um objeto), organizar partes de sequências, automatizar ações, o que significa executar um movimento sem utilizar a atenção consciente e o controle sensorial da ação a cada momento – operações que são, particularmente, dispendiosas para o cérebro em termos de processamento de informação e atenção;
3) Socialização no que se refere à comunicação verbal e não verbal, interações entre indivíduos em um grupo e o compartilhamento de emoções através de posturas, gestos e contemplação;
4) Natureza hedônica que acompanha a prática esportiva e que proporciona uma melhoria na qualidade de vida e no maior entendimento de si próprio e de suas habilidades.
Com base em tudo isto a EQUIPE R.T.A (ROYAL TEAM AIRSOFT), resolveu apadrinha e revitalizar a sede da AMA (ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA DE CUIABÁ - MT) e contemplar a mesma com trabalhos filantrópicos, para que os profissionais da associação tenha as condições ideais para desenvolver seus projetos de inclusão no esporte através de oficinas de atividades lúdicas.
